Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manuais:impressoras_terceirizadas

Utilizando as impressoras terceirizadas

Abaixo seguem várias instruções para utilização das impressoras terceirizadas do Câmpus Curitiba.

Manual para manutenção das funções básicas

Clique no modelo da impressora para ver o tutorial básico da operação da função na impressora.






Funções disponíveis

Clique no modelo da impressora para ver o tutorial básico da operação da função na impressora.


  • Impressão Preta e Branca (Escala de Cinza)


  • Impressão Colorida
    • Disponível nas impressoras: C355


  • Cópia Preta e Branca (Escala de Cinza)


  • Cópia Colorida
    • Disponível nas impressoras: C355


  • Digitalização de documentos




Liberação para uso - Primeiro cadastro

É necessário realizar um cadastro no sistema da COGETI para utilizar a solução de impressão.

Primeiro você precisa criar o seu PIN, que será usado no sistema de impressão para liberar o acesso as impressoras.

  1. Abra o seu navegador de preferência e acesse o nosso sistema de chamados cogeti.ct.utfpr.edu.br
  2. Na página aberta, clique na engrenagem no canto superior direito;
  3. Faça o login utilizando seu usuário e senha dos sistemas. (Igual ao e-mail, SEM o @utfpr.edu.br)
  4. A tela exibida possui as configurações do seu usuário, localize ali o campo “PIN para impressora”, conforme o número 1 da figura. O mesmo deve ser composto de uma senha somente com números, de 4 a 7 dígitos. Após definir um número de PIN, clique em “Salvar”. Vale lembrar que, na figura acima também temos o número 2. Este número é seu ID no sistema de impressão. Ele é o mesmo código do seu crachá institucional, eliminando o último número.

A segunda etapa envolve a liberação do seu usuário por parte da COGETI. Normalmente isso ocorre em até 48h, automaticamente. Caso isso não ocorra e você estiver enfrentando problemas, entre em contato com a COGETI abrindo um chamado.

Liberação de estagiário, bolsista ou terceirizado

Caso o seu caso seja para liberação de estagiário, bolsista ou terceirizado, você não pode solicitar seu próprio acesso. Neste caso, o sistema de liberação é o seguinte:

  • Estagiário: O seu supervisor ou o chefe do departamento onde você trabalha deve abrir um chamado na fila “Impressora Terceirizada (Copylink) > Liberação estagiário, bolsista ou terceirizado”.
  • Bolsista: O seu professor orientador deve abrir um chamado na fila “Impressora Terceirizada (Copylink) > Liberação estagiário, bolsista ou terceirizado”.
  • Terceiro: O responsável pelo setor onde você atua deve abrir um chamado na fila “Impressora Terceirizada (Copylink) > Liberação estagiário, bolsista ou terceirizado”.

Manual das operações disponíveis - Canon iR1435

Para todas as operações será necessário logar na impressora. Para isso, tire a impressora do modo Economia de Energia pressionando o botão ID ou Economia de Energia da impressora e logue com o seu ID e PIN cadastrado.

iR1435 - Substituição do toner

Sempre estão disponíveis no setor, um toner dentro da impressora e outro reserva (na caixa, cheio). Ao acabar o toner da impressora utilize o toner reserva disponível no departamento.
Para a substituição do toner no aparelho, siga os passos da tela do equipamento ou, se preferir, pode visualizar o processo neste manual ilustrado.
Após a troca do toner, restará um toner vazio no setor. Você deve então acionar a empresa Copylink (no número de telefone colado na etiqueta da impressora) e solicitar um novo toner cheio. A empresa trará um novo toner cheio para que fique de reserva no setor e deverá recolher o toner vazio que foi retirado da impressora.

Caso a mensagem apresentada se refira ao “Reservatório de residual de toner”, nos abra um chamado com o número de série da impressora, mencionando o aviso sobre o residual de toner.

iR1435 - Impressão Preto e Branco (Escala de cinza)

A partir do computador
  1. Abra o documento que deseja imprimir.
  2. No navegador do software, procure pela opção de imprimir.
  3. Na janela de impressão, selecione a impressora terceirizada instalada no computador. O nome da impressora vai conter “Canon” junto com o modelo ou o nome do departamento. Caso não encontre a impressora instalada, abra um chamado no sistema de chamados da COGETI para a instalação da mesma em seu computador.
  4. Antes da impressora imprimir o arquivo efetivamente, irá abrir outra janela pedindo pelo ID e o PIN do servidor cadastrado para as impressoras.
  5. A impressão será realizada em seguida.
Diretamente na impressora (a partir de um Pen Drive)
  1. Insira o pen drive antes de logar - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Depois de logar, selecione o botão IMP DIR da impressora.
  3. Na tela vai exibir a seguinte mensagem: Selecione o método de impressão. Dê OK na opção Selecionar Arquivo e Imprimir.
  4. Com as direcionais e o botão OK, navegue até a pasta que o seu arquivo PDF se encontra.
  5. OK no arquivo. Aparecerá um sinal de marcado “☑” ao lado do nome do arquivo. Após selecionar todos os arquivos que devem ser impressos (é possível marcar vários arquivos para impressão em sequência), selecione a opção <Aplicar>. Dê OK.
  6. (Opcional) Você pode utilizar as várias configurações disponíveis na impressora (como imprimir frete-e-verso ou só frente, opção de várias páginas na mesma folha, etc.). Para isso, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  7. A partir de agora, ao lado do botão verde de Iniciar acenderá um LED verde. Pressione o botão Iniciar para começar a impressão dos arquivos. Caso deseje mais cópias, pressione o botão iniciar novamente.
  8. Caso você deseje realizar outra operação na impressora, será mostrado na tela Todos os arquivos selecionados serão limpos. OK? Selecione sim e OK.

iR1435 - Cópia Preto e Branco (Escala de cinza)

  1. Depois de logar, selecione o botão COPIAR da impressora.
  2. Você pode inserir o documento que se deseja copiar no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 50 folhas.
  3. (Opcional) Você pode alterar o número de cópias, pressionando as teclas de números. O número de cópias será alterado no visor, no canto superior direito. Além disso, estão disponíveis outras opções, como ampliação, copiar várias folhas para apenas uma folhas ou fazer cópia frente-e-verso, só frente ou transformando entre os modos. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  4. A partir de agora, ao lado do botão verde de Iniciar acenderá um LED verde. Pressione o botão Iniciar para ele copiar a(s) página(s). Caso deseje mais cópias, pressione o botão iniciar novamente.
  5. A cópia sairá em seguida.

iR1435 - Digitalização

Escanear e guardar no USB
  1. Insira o pen drive - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Após fazer o login na impressora, selecione o botão DIGIT .
  3. Será mostrado na tela a seguinte mensagem: Selecione o tipo de digitalização.
  4. Com os botões direcionais, selecione a opção Memória USB e pressione OK.
  5. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 50 folhas.
  6. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  7. A partir de então o botão Iniciar terá um LED acesso, pressione o botão Iniciar para começar a digitalizar a sua página.
  8. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner. O arquivo será salvo no pen-drive logo em seguida. Aguarde a mensagem de confirmação para remover o pen-drive.
  9. Caso esteja digitalizando pelo vidro, na tela aparecerá a mensagem Próx digita: Press. Inic.
  • Se quiser digitalizar mais páginas, troque a página a ser digitalizada e pressione o botão Iniciar até todas as suas folhas serem digitalizadas.
  • Caso não queira mais digitalizar mais páginas, selecione <Terminar> e clique no botão OK. O arquivo estará disponível em PDF na memória USB. Aguarde a mensagem de confirmação para remover o pen-drive.
Escanear e enviar para o e-mail
  1. Após fazer o login na impressora, selecione o botão DIGIT .
  2. Utilize o botão Catálogo para encontrar seu e-mail (o botão fica do lado esquerdo do painel iluminado).
  3. Com os botões direcionais, selecione o e-mail para o qual se deseja enviar e pressione OK. Caso o e-mail não esteja disponível na lista, abra um chamado para que façamos o cadastro dos endereços de e-mail do pessoal do setor na impressora.
  4. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 50 folhas.
  5. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  6. A partir de então o botão Iniciar terá um LED acesso, pressione o botão Iniciar para começar a digitalizar a sua página.
  7. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner. O e-mail será enviado logo em seguida.
  8. Caso esteja digitalizando pelo vidro, na tela aparecerá a mensagem Próx digita: Press. Inic.
  • Se quiser digitalizar mais páginas, troque a página a ser digitalizada e pressione o botão Iniciar até todas as suas folhas serem digitalizadas.
  • Caso não queira mais digitalizar mais páginas, selecione <Terminar> e clique no botão OK. O arquivo será encaminhado para o e-mail em alguns instantes.
Escanear e enviar para a pasta scanner do setor
  1. Selecione DIGIT.
  2. Utilize o botão Catálogo para encontrar a pasta do setor (o botão fica do lado esquerdo do painel iluminado).
  3. Encontre a pasta do setor na lista, em meio aos e-mails do setor. Ex: SETOR_scanner. Em seguida, pressione OK.
  4. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 50 folhas.
  5. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  6. A partir de então o botão Iniciar terá um LED acesso, pressione o botão Iniciar para começar a digitalizar a sua página.
  7. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner. O arquivo será gravado em seguida.
  8. Caso esteja digitalizando pelo vidro, na tela aparecerá a mensagem Próx digita: Press. Inic.
  • Se quiser digitalizar mais páginas, troque a página a ser digitalizada e pressione o botão Iniciar até todas as suas folhas serem digitalizadas.
  • Caso não queira mais digitalizar mais páginas, selecione <Iniciar Envio> e clique no botão OK. O arquivo estará disponível na pasta do setor.

—-

Manual das operações disponíveis - Canon ADV500

Para todas as operações será necessário logar na impressora. Para isso, tire a impressora do modo Economia de Energia pressionando o botão ID ou Economia de Energia da impressora e logue com o seu ID e PIN cadastrado.

ADV500 - Substituição do toner

Sempre estão disponíveis no setor, um toner dentro da impressora e outro reserva (na caixa, cheio). Ao acabar o toner da impressora utilize o toner reserva disponível no departamento.
Para a substituição do toner no aparelho, siga os passos da tela do equipamento ou, se preferir, pode visualizar o processo neste manual ilustrado.
Após a troca do toner, restará um toner vazio no setor. Você deve então acionar a empresa Copylink (no número de telefone colado na etiqueta da impressora) e solicitar um novo toner cheio. A empresa trará um novo toner cheio para que fique de reserva no setor e deverá recolher o toner vazio que foi retirado da impressora.

Caso a mensagem apresentada se refira ao “Reservatório de residual de toner”, nos abra um chamado com o número de série da impressora, mencionando o aviso sobre o residual de toner.

ADV500 - Impressão Preto e Branco (Escala de cinza)

A partir do computador
  1. Abra o documento que deseja imprimir.
  2. No navegador do software, procure pela opção de imprimir.
  3. Na janela de impressão, selecione a impressora terceirizada instalada no computador. O nome da impressora vai conter “Canon” junto com o modelo ou o nome do departamento. Caso não encontre a impressora instalada, abra um chamado no sistema de chamados da COGETI para a instalação da mesma em seu computador.
  4. Antes da impressora imprimir o arquivo efetivamente, irá abrir outra janela pedindo pelo ID e o PIN do servidor cadastrado para as impressoras.
  5. O seu trabalho será impresso em seguida.
Diretamente na impressora (a partir de um Pen Drive)
  1. Insira o pen drive - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Pressionar Aced. fich. guardados no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  3. Aparecerá uma lista de dispositivos conectados. Selecione o seu pen drive.
  4. Procure pelo seu arquivo e selecione ele. Irá aparecer um sinal de marcado “☑” ao lado do arquivo com a ordem de impressão. Repita esse processo até selecionar todos os arquivos que precisa imprimir.
  5. Selecione o botão Imprimir no canto inferior direito da tela.
  6. (Opcional) Na próxima tela haverá diversas configurações que podem ser modificadas para a impressão, como impressão frente-e-verso ou só frente, a ordem das páginas a serem impressas, quais páginas serão impressas, opção de agrupar várias páginas na mesma folha, etc. Você pode alterar essas opções caso deseje.
  7. Pressione o botão Inic. impressão no canto inferior direito.
  8. Ao fim, ejete o pen drive selecionando o botão verde com o símbolo de ejetar ao lado do botão Fim sessão no canto inferior direito. Selecione o dispositivo e pressione o botão em verde Remover > OK > OK > Fim sessão no canto inferior direito da tela.

ADV500 - Cópia Preto e Branco (Escala de cinza)

  1. Após desbloquear a impressora, pressione o botão Cópia no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Você pode inserir o documento que se deseja copiar no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  3. (Opcional) Na tela seguinte é possível configurar o número ou as preferências da cópia, como frente-e-verso ou só frente, tipo de arquivo (imagem ou texto), uso de OCR, orientação do conteúdo, densidade, etc. Você pode alterar essas opções caso deseje.
  4. Um LED verde acenderá no botão Start. Pressione Start quando estiver pronto para realizar a cópia.
  5. Caso esteja copiando pelo alimentador, o processo será feito automaticamente, quantas cópias forem selecionadas. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque a folha para cada cópia desejada e pressione Start novamente.
  6. Ao final, no canto inferior direito, pressione Fim sessão para sair.

ADV500 - Digitalização

Digitalizar e armazenar no pen drive

  1. Insira o pen drive - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Após desbloquear a impressora, pressione Ler e Guardar no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  3. Na próxima tela aparecerá a lista de dispositivos conectados à impressora, selecione o seu pendrive.
  4. Na tela seguinte será listado todos os locais possíveis para armazenar o seu arquivo digitalizado. Selecione e pressione o botão Ler no canto inferior direito.
  5. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  6. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  7. Um LED verde acenderá em Start, pressione Start quando a folha já estiver posicionada para digitalizar.
  8. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner. O arquivo será salvo no pen-drive logo em seguida. Aguarde a mensagem de confirmação para remover o pen-drive.
  9. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque as folhas a serem lidas e pressione Start para cada folha. Quando finalizar as folhas, pressione Começ. guard no canto inferior direito da tela para gravar o arquivo no pendrive.
  10. Na tela, no canto inferior direito, ao lado do botão Fim sessão, terá um botão verde com o símbolo de ejetar . Pressione este botão verde para remover seu pen drive com segurança.
  11. Aparecerá uma lista de memórias a serem ejetada. Selecione o seu pen drive e pressione o botão verde Remover > OK > OK > Fim sessão.

Digitalizar e enviar para o e-mail

  1. Após desbloquear a impressora, pressione Ler e Enviar no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Na opção Livro de endereços, selecione o e-mail para o qual se deseja enviar. Caso o e-mail não esteja disponível na lista, abra um chamado para que façamos o cadastro dos endereços de e-mail do pessoal do setor na impressora.
  3. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  4. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  5. Um LED verde acenderá em Start, pressione Start quando a folha já estiver posicionada para digitalizar.
  6. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner e o arquivo será enviado automaticamente.
  7. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque as folhas a serem lidas e pressione Start para cada folha. Quando finalizar as folhas, pressione Iniciar envio para finalizar a operação e enviar o arquivo para o e-mail.
  8. No canto inferior direito da tela, pressione o botão Fim sessão.

Digitalizar e enviar para a pasta scanner do setor

  1. Após desbloquear a impressora, pressione Ler e Enviar no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Na opção Livro de endereços, selecione o destino nomeado como “SETOR_scanner”.
  3. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  4. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  5. Um LED verde acenderá em Start, pressione Start quando a folha já estiver posicionada para digitalizar.
  6. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner e o arquivo será gravado na pasta.
  7. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque as folhas a serem lidas e pressione Start para cada folha. Quando finalizar as folhas, pressione Iniciar envio para finalizar a operação e o arquivo seja gravado na pasta.
  8. No canto inferior direito da tela, pressione o botão Fim sessão.

Manual das operações disponíveis - Canon C355

Para todas as operações será necessário logar na impressora. Para isso, tire a impressora do modo Economia de Energia pressionando o botão ID ou Economia de Energia da impressora e logue com o seu ID e PIN cadastrado.

C355 - Substituição do toner

Sempre estão disponíveis no setor, quatro toners dentro da impressora e quatro toners reservas (na caixa, cheio, um de cada cor). Recebendo a mensagem de que um dos toners acabou, utilize o toner reserva da cor correta disponível no departamento. Para a substituição do toner no aparelho, siga os passos da tela do equipamento ou, se preferir, pode visualizar o processo neste manual ilustrado. Após a troca do toner, restará o toner vazio trocado. Você deve então acionar a empresa Copylink (no número de telefone colado na etiqueta da impressora) e solicitar um novo toner cheio da mesma cor que o vazio retirado. A empresa trará um novo toner cheio para que fique de reserva junto dos outros três e deverá recolher o toner vazio que foi retirado da impressora.

Caso a mensagem apresentada se refira ao “Reservatório de residual de toner”, nos abra um chamado com o número de série da impressora, mencionando o aviso sobre o residual de toner.

C355 - Impressão Preto e Branco (Escala de cinza)

A partir do computador
  1. Abra o documento que deseja imprimir.
  2. Procure no software pela opção de imprimir.
  3. Na janela de impressão, selecione a impressora terceirizada instalada no computador. O nome da impressora vai conter “Canon” junto com o modelo ou o nome do departamento. Caso não encontre a impressora instalada, abra um chamado no sistema de chamados da COGETI para a instalação da mesma em seu computador.
  4. Como você está usando uma impressora colorida para imprimir em escala de cinza, é necessário mudar a preferência de impressão para preto-e-branco, para isso clique no botão Preferências e em seguida mude a opção Modo de cor para Preto e branco.
  5. Antes da impressora imprimir o arquivo efetivamente, irá abrir outra janela pedindo pelo ID e o PIN do servidor cadastrado para as impressoras.
  6. O seu trabalho será impresso em seguida.
Diretamente na impressora (a partir de um Pen Drive)
  1. Insira o pen drive - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Pressionar Aced. fich. guardados no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  3. Aparecerá uma lista de dispositivos conectados. Selecione o seu pen drive.
  4. Procure pelo seu arquivo e selecione ele. Irá aparecer um sinal de marcado “☑” ao lado do arquivo com a ordem de impressão. Repita esse processo até selecionar todos os arquivos que precisa imprimir.
  5. Selecione o botão Imprimir no canto inferior direito da tela.
  6. Como você está usando uma impressora colorida para imprimir em escala de cinza, é necessário mudar a preferência de impressão para preto-e-branco, para isso neste tela, clique no botão Selecionar cor > e em seguida clique no botão Preto e branco.
  7. (Opcional) Nessa mesma tela é possível configurar o número ou as preferências para a impressão, como impressão frente-e-verso ou só frente, a ordem das páginas a serem impressas, quais páginas serão impressas, opção de agrupar várias páginas na mesma folha, etc. Você pode alterar essas opções caso deseje.
  8. Pressione o botão Iniciar impressão no canto inferior direito.
  9. Ao fim, ejete o pen drive selecionando o botão com o símbolo de ejetar ao lado do botão Enc ses no canto inferior direito. Selecione o dispositivo e pressione o botão em verde Remover > OK > OK > Enc Ses no canto inferior direito da tela.

C355 - Impressão Colorida

A partir do computador
  1. Abra o documento que deseja imprimir.
  2. Procure no software pela opção de imprimir.
  3. Na janela de impressão, selecione a impressora terceirizada instalada no computador. O nome da impressora vai conter “Canon” junto com o modelo ou o nome do departamento. Caso não encontre a impressora instalada, abra um chamado no sistema de chamados da COGETI para a instalação da mesma em seu computador.
  4. Como você está usando uma impressora colorida para imprimir um documento colorido, é necessário mudar a preferência de impressão para colorido, para isso clique no botão Preferências e em seguida mude a opção Modo de cor para Colorido.
  5. Antes da impressora imprimir o arquivo efetivamente, irá abrir outra janela pedindo pelo ID e o PIN do servidor cadastrado para as impressoras.
  6. O seu trabalho será impresso em seguida.
Diretamente na impressora (a partir de um Pen Drive)
  1. Insira o pen drive - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Pressionar Aced. fich. guardados no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  3. Aparecerá uma lista de dispositivos conectados. Selecione o seu pen drive.
  4. Procure pelo seu arquivo e selecione ele. Irá aparecer um sinal de marcado “☑” ao lado do arquivo com a ordem de impressão. Repita esse processo até selecionar todos os arquivos que precisa imprimir.
  5. Selecione o botão Imprimir no canto inferior direito da tela.
  6. Como você está usando uma impressora colorida para impressão de documento colorido, a seleção para cores é automática. Se quiser alterar ainda assim, você pode alterar as cores na opção Selecionar cor >.
  7. (Opcional) Nessa mesma tela é possível configurar o número ou as preferências para a impressão, como impressão frente-e-verso ou só frente, a ordem das páginas a serem impressas, quais páginas serão impressas, opção de agrupar várias páginas na mesma folha, etc. Você pode alterar essas opções caso deseje.
  8. Pressione o botão Iniciar impressão no canto inferior direito.
  9. Ao fim, ejete o pen drive selecionando o botão com o símbolo de ejetar ao lado do botão Enc ses no canto inferior direito. Selecione o dispositivo e pressione o botão em verde Remover > OK > OK > Enc Ses no canto inferior direito da tela.

C355 - Cópia Preto e Branco (Escala de cinza)

  1. Após desbloquear a impressora, pressione o botão Cópia no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Você pode inserir o documento que se deseja copiar no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  3. Como você está usando uma impressora colorida para fazer cópias em escala de cinza, é necessário mudar a preferência de cor para preto-e-branco, para isso clique no botão Selecionar cor > e em seguida clique no botão Preto e branco.
  4. (Opcional) Nessa mesma tela é possível configurar o número ou as preferências da cópia, como frente-e-verso ou só frente, tipo de arquivo (imagem ou texto), uso de OCR, orientação do conteúdo, densidade, etc. Você pode alterar essas opções caso deseje.
  5. Um LED verde acenderá no botão Start. Pressione Start quando estiver pronto para realizar a cópia.
  6. Caso esteja copiando pelo alimentador, o processo será feito automaticamente, quantas cópias forem selecionadas. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque a folha para cada cópia desejada e pressione Start novamente.
  7. Ao final, no canto inferior direito, pressione Enc ses para sair.

C355 - Cópia Colorida

  1. Após desbloquear a impressora, pressione o botão Cópia no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Você pode inserir o documento que se deseja copiar no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  3. Como você está usando uma impressora colorida para fazer cópias coloridas, a seleção para cores é automática. Se quiser alterar ainda assim, você pode alterar as cores na opção Selecionar cor >.
  4. (Opcional) Nessa mesma tela é possível configurar o número ou as preferências da cópia, como frente-e-verso ou só frente, tipo de arquivo (imagem ou texto), uso de OCR, orientação do conteúdo, densidade, etc. Você pode alterar essas opções caso deseje.
  5. Um LED verde acenderá no botão Start. Pressione Start quando estiver pronto para realizar a cópia.
  6. Caso esteja copiando pelo alimentador, o processo será feito automaticamente, quantas cópias forem selecionadas. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque a folha para cada cópia desejada e pressione Start novamente.
  7. Ao final, no canto inferior direito, pressione Enc ses para sair.

C355 - Digitalização

Digitalizar e armazenar no pen drive

  1. Insira o pen drive - de até 32GB de armazenamento e formatado em FAT32.
  2. Após desbloquear a impressora, pressione Ler e Guardar no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  3. Na próxima tela aparecerá a lista de dispositivos conectados à impressora, selecione o seu pendrive.
  4. Na tela seguinte será listado todos os locais possíveis para armazenar o seu arquivo digitalizado. Selecione e pressione o botão Ler no canto inferior direito.
  5. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  6. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  7. Um LED verde acenderá em Start, pressione Start quando a folha já estiver posicionada para digitalizar.
  8. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner. O arquivo será salvo no pen-drive logo em seguida. Aguarde a mensagem de confirmação para remover o pen-drive.
  9. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque as folhas a serem lidas e pressione Start para cada folha. Quando finalizar as folhas, pressione Começ. guard no canto inferior direito da tela para gravar o arquivo no pendrive.
  10. Na tela, no canto inferior direito, ao lado do botão Enc ses, terá um botão com o símbolo de ejetar . Pressione este botão verde para remover seu pen drive com segurança.
  11. Aparecerá uma lista de memórias a serem ejetada. Selecione o seu pen drive e pressione o botão verde Remover > OK > OK > Enc ses.

Digitalizar e enviar para o e-mail

  1. Após desbloquear a impressora, pressione Ler e Enviar no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Na opção Livro de endereços, selecione o e-mail para o qual se deseja enviar. Caso o e-mail não esteja disponível na lista, abra um chamado para que façamos o cadastro dos endereços de e-mail do pessoal do setor na impressora.
  3. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  4. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  5. Um LED verde acenderá em Start, pressione Start quando a folha já estiver posicionada para digitalizar.
  6. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner e o arquivo será enviado automaticamente.
  7. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque as folhas a serem lidas e pressione Start para cada folha. Quando finalizar as folhas, pressione Iniciar envio para finalizar a operação e enviar o arquivo para o e-mail.
  8. No canto inferior direito da tela, pressione o botão Enc ses.

Digitalizar e enviar para a pasta scanner do setor

  1. Após desbloquear a impressora, pressione Ler e Enviar no centro da tela ou na coluna à esquerda.
  2. Na opção Livro de endereços, selecione o destino nomeado como “SETOR_scanner”.
  3. Você pode inserir o(s) papel(is) a serem digitalizados no vidro ou no alimentador automático. O limite de folhas do alimentador automático são 100 folhas.
  4. (Opcional) Existem diversas opções disponíveis para digitalização, como colorido ou preto e branco, nível de qualidade, digitalização com OCR, etc. Caso deseje fazer uso de alguma dessas funções, navegue nas opções da tela antes de seguir para o próximo passo.
  5. Um LED verde acenderá em Start, pressione Start quando a folha já estiver posicionada para digitalizar.
  6. Caso esteja digitalizando pelo coletor automático, o processo será encerrado assim que todas as folhas passarem pelo scanner e o arquivo será gravado na pasta.
  7. Caso esteja digitalizando pelo vidro, troque as folhas a serem lidas e pressione Start para cada folha. Quando finalizar as folhas, pressione Iniciar envio para finalizar a operação e o arquivo seja gravado na pasta.
  8. No canto inferior direito da tela, pressione o botão Enc ses.

manuais/impressoras_terceirizadas.txt · Última modificação: 2019/09/04 15:35 por brunot