Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manuais:autenticacao_na_rede

Ajuda para autenticação

As instruções existentes nesse tutorial de autenticação são válidas dentro das redes administradas pelo Câmpus Curitiba. Você pode descobrir se está conectado a uma rede as quais esses procedimentos de autenticação se aplicam quando a tela de autenticação contiver a inscrição “Câmpus Curitiba” logo abaixo da logomarca da UTFPR.

Selecione abaixo a melhor opção para lhe ajudar:

Sem autenticação, é possível verificar problemas gerais na rede e também abrir um chamado para a DIREDE-CT. Para acessar a página de suporte de TI do Câmpus Curitiba, clique aqui.


Tutorial para servidores ou terceiros com e-mail

Usuário → Digite o login igual ao do seu e-mail institucional (sem o @utfpr.edu.br).
Senha → Digite a senha do seu e-mail institucional.

Os passos acima não funcionaram

Possíveis causas:

  • A senha pode estar incorreta. Lembre-se que existem duas senhas para os sistemas, uma é usada no sistema corporativo/acadêmico e a outra é usada no e-mail, SEI e outros serviços autenticados. Verifique também se o Caps Lock está ativado ou desativado.
  • A senha pode estar bloqueada, pois houve alguma atividade suspeita no seu e-mail.
  • Você não troca sua senha a mais de um ano. Acesse o Webmail da UTFPR e mude sua senha.

Caso você tenha esquecido sua senha ou esteja com suspeita que sua conta foi bloqueada, dirija-se a COGETI-CT portando um documento de identificação. Caso não seja esse o problema, poderemos fazer um diagnóstico mais preciso pessoalmente.


Tutorial para alunos

Usuário → Digite “a” junto do seu número de matrícula. Ex.: Se sua matrícula é 2999999, o usuário será a2999999.
Senha → Digite a senha do portal do aluno.

Os passos acima não funcionaram

Possíveis causas:

  • Você nunca trocou a senha provisória gerada pelo sistema. É necessário efetuar a troca da primeira senha (ou senha provisória) fornecida para acesso ao portal do aluno. Somente com uma senha própria todos os sistemas ficarão funcionais.
  • A senha pode estar incorreta. Verifique se o Caps Lock está ativado ou desativado. Verifique também se você consegue acessar o portal do aluno.

Caso você tenha esquecido sua senha, você pode iniciar o procedimento de recuperação clicando aqui. Você precisará utilizar outra forma de acesso a internet externo a universidade para receber os e-mails de recuperação de senha.


Tutorial para estagiários ou bolsistas

Digite o usuário e senha recebidos quando seu cadastro foi feito.

Os passos acima não funcionaram ou eu não possuo ainda uma senha de acesso

Possíveis causas:

  • Você nunca foi cadastrado. Neste caso, comunique seu supervisor de estágio (ou orientador, no caso de bolsista) para abrir chamado junto a COGETI-CT solicitando uma senha para acesso a rede.
  • O seu usuário venceu (Ocorre quando seu usuário foi cadastrado a mais de um ano). Informe o supervisor ou orientador para que solicite a renovação do seu usuário.
  • Sua senha está incorreta. Se você esqueceu a senha que foi fornecida para você no cadastro, você tem duas opções: (1) comparecer a COGETI-CT pessoalmente com um documento de identificação para pedir a recuperação da sua senha ou (2) solicitar ao supervisor ou orientador que peça a recuperação da sua senha.

Tutorial para terceirizados

Digite o usuário e senha recebidos quando seu cadastro foi feito.

Os passos acima não funcionaram ou eu não possuo ainda uma senha de acesso

Possíveis causas:

  • Você nunca foi cadastrado. Neste caso, procure o servidor que é fiscal do contrato da sua empresa com a UTFPR e solicite que ele peça uma senha para acesso a rede.
  • O seu usuário venceu (Ocorre quando seu usuário foi cadastrado a mais de um ano). Procure o servidor que é fiscal do contrato da sua empresa com a UTFPR e solicite que ele peça a renovação do seu usuário.
  • Sua senha está incorreta. Se você esqueceu a senha que foi fornecida para você no cadastro, você tem duas opções: (1) comparecer a COGETI-CT pessoalmente com um documento de identificação para pedir a recuperação da sua senha ou (2) solicitar ao fiscal de contrato que peça a recuperação da sua senha.

Tutorial para eventos

Procure a equipe de organização do evento e consiga o usuário e senha disponíveis para o evento. De posse do usuário e senha, insira na tela de autenticação.

Os passos acima não funcionaram

Caso os responsáveis pela organização não possuam uma senha para o evento, você pode contar a eles que esse tipo de acesso pode ser solicitado a COGETI-CT pelo sistema de chamados.


Tutorial para visitantes

Digite o usuário e senha de acesso fornecidos a você no momento do seu cadastro.

Os passos acima não funcionaram ou eu não possuo ainda uma senha de acesso

Possíveis causas:

  • Você nunca foi cadastrado. Neste caso, você pode procurar a biblioteca do câmpus. Na Sede Centro, no Bloco L - 1º andar e na Sede Ecoville, no Bloco B - 1º andar. Solicite o cadastro de um usuário para o acesso. Eles irão solicitar um documento de CPF (ou Passaporte, em caso de estrangeiro), nome, endereço de e-mail válido e um número de telefone. Após o cadastro o atendente irá imprimir suas credenciais de acesso.
  • O seu usuário venceu (Ocorre quando seu usuário foi cadastrado a mais de um ano). Procure a biblioteca para renovar o seu usuário por mais um ano.
  • Sua senha está incorreta. Se você esqueceu a senha que foi fornecida para você no cadastro, você deve comparecer a biblioteca pessoalmente com um documento de identificação para pedir a recuperação da sua senha. O atendente irá imprimir novamente suas credenciais de acesso.

Erro para carregar a página de usuário e senha

Caso você esteja conectado a rede, receba notificação para fazer o login (no celular ou no navegador), mas a página não carrega de jeito nenhum, experimente entrar no endereço autenticar.ct.utfpr.edu.br (ou clique aqui).


Encerrar sessão manualmente

Se vocês está utilizando um computador compartilhado e deseja ter certeza que a sua sessão foi encerrada antes de sair ou desligar, você pode encerrar sua sessão manualmente. Para isso entre no endereço sair.ct.utfpr.edu.br (ou clique aqui).


Recomendações de utilização da rede institucional

  • O usuário é responsável por utilizar o serviço de Internet de maneira responsável, ética e legal;
  • É vedada a utilização da rede sem fio institucional para fins que não sejam exclusivamente os permitidos, estando proibida a utilização de softwares de compartilhamento de arquivos P2P como Torrent e semelhantes;
  • Sempre que se fizer transferência de dados, compreendendo o upload ou o download, deverão ser assegurados a propriedade intelectual e os direitos autorais desse material;
  • Não é permitido o uso da Internet para acesso ou divulgação de atividades ilegais ou que possam ser consideradas impróprias, ofensivas ou desrespeitosas para outros, ou que de alguma maneira, possam comprometer a imagem da UTFPR;
  • A UTFPR se reserva o direito de monitorar e bloquear o acesso à arquivos e sites que contenham conteúdo impróprio e/ou que exponham a rede à riscos de segurança;
  • A utilização da Internet em laboratórios acadêmicos deverá seguir as regras estabelecidas pelo Câmpus, em consonância com as presentes recomendações;
  • É proibido qualquer tipo de acesso não autorizado aos recursos computacionais de terceiros;
  • Não é permitido violar ou tentar violar os sistemas de segurança, quebrando ou tentando adivinhar a identidade eletrônica de outro usuário, senhas ou outros dispositivos de segurança;
  • É proibido interceptar ou tentar interceptar a transmissão de dados através de monitoração do ambiente da rede;
  • Não é permitido provocar interferência em serviços de outros usuários ou o seu bloqueio, provocando congestionamento da rede de dados, inserindo vírus ou visando à apropriação indevida dos recursos computacionais da instituição;
  • É proibido desenvolver, manter, utilizar ou divulgar dispositivos que possam causar danos aos sistemas e às informações armazenadas, tais como criação e propagação de vírus e worms, criação e utilização de sistemas de criptografia que causem ou tentem causar a indisponibilidade dos serviços e/ou destruição de dados, e ainda, engajar-se em ações que possam ser caracterizadas como violação da segurança computacional;
  • Não é permitido utilizar os recursos computacionais da instituição para fins comerciais ou políticos, tais como mala direta, spams ou propaganda política;
  • É proibido utilizar os recursos computacionais da instituição para ganho indevido;
  • Não é permitido consumir inutilmente os recursos computacionais da instituição de forma intencional.
manuais/autenticacao_na_rede.txt · Última modificação: 2019/05/16 19:24 por brunot